terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COMO SOLICITAR A CREDENCIAL DE GUIA DE TURISMO

COMO SOLICITAR A CREDENCIAL DE
GUIA DE TURISMO
Veja passo a passo de como proceder para solicitar a
credencial junto ao Ministério do Turismo (MTur)

Tendo em vista o grande número de pessoas que se formaram no final de 2010 nos cursos técnicos em turismo com habilitação em Guia de Turismo e o grande números de e-mails que tenho recebido destes ex-alunos me perguntando como solicitar a credencial de Guia de Turismo no MTur, resolvi criar este post para auxiliá-los. Vamos lá então...
Inicialmente os interessados devem entrar no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). Este site é o responsável pelo cadastro e arquivo dos profissionais do turismo e dos equipamentos turísticos. Nele o interessado deverá clicar em “novo usuário” (logo abaixo do campo usuário e senha).
Em seguida uma nova tela irá se abrir. Nela o interessado deverá fazer o cadastro no site. Então, escolha a opção “Guia/Bacharel” e passe para o próximo campo. Escreva seu nome completo, o login (usuário), um e-mail (que você use com frequência pois caso seja necessário resgatar um novo acesso, o sistema enviará a nova senha neste e-mail) e o CPF. Note que para que o cadastro seja válido, o interessado deverá enviar os documentos necessários em até 30 dias. Caso não seja enviado, o cadastro será cancelado e o interessado deverá realizar um novo cadastro.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O CADASTRO

Segue abaixo a lista dos documentos que deverão ser enviados para a solicitação da credencial.
Seja cauteloso, caso falte algum documento, seu processo ficará parado por muito tempo, isto é, geralmente até o interessado estranhar a demora e ligar no Órgão Delegado questionando o prazo.

a)       Ficha de Cadastro eletrônica ou impressa devidamente preenchida e assinada;
b)       01 (uma) Foto tamanho 3x4 recente (plano de fundo e roupa contrastando com a cor da pele);
c)       cópia (autenticada) do Certificado de Formação Profissional de Guia de Turismo;
d)       cópia (autenticada) do Certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente;
e)       cópia (autenticada) do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
f)        cópia (autenticada) da Carteira de Reservista, caso requerente do sexo masculino menor de 45 anos;
g)       cópia do comprovante de residência;
h)       cópia (autenticada) do CPF;
i)         cópia (autenticada) do RG;
j)         comprovante do Tipo Sanguíneo e fator RH;
k)       Termo de Responsabilidade emitido pelo sistema, devidamente assinado;
l)         cópia (autenticada) de Diploma de Curso de Idioma, ou comprovante de Exame de Proficiência ou Atestado de Fluência, em pelo menos uma língua estrangeira para os que pretendam o cadastramento na categoria de Guia de Turismo Excursão Internacional, fornecidos por Instituição de Ensino reconhecida pela autoridade competente. O mesmo é exigido para os que pretendam incluir idioma em qualquer categoria de Guia de Turismo.

OBS: No caso de encaminhar via Correio, todos os documentos devem ser autenticados em cartório. Se entregue pessoalmente no Órgão Oficial de Turismo Delegado na UF, a autenticação dos itens a, b, c, d, e, f, g, h, i, poderá ser feita pelo recebedor após conferência dos documentos originais.

Pode parecer repetitivo, mas vou salientar novamente: não esqueça de nenhum documento.

Item “a”: ficha de cadastro, ela está disponível para download no link http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/ComoCadastrar.mtur .
Item “b”: lembre-se que a credencial deverá ser usada na altura do peito (em local visível), portanto a chance das pessoas olharem para a sua foto é grande, por isso, mande uma foto boa!
Item “c”: o certificado deverá ser em papel timbrado, colorido, carimbado e assinado pela direção da escola, onde deverão constar os dados do aluno concluinte e informando que o mesmo cursou o curso técnico em turismo bem como as viagens técnicas. É importante colocar o total do número de horas (das viagens, que deverão ser: no mínimo 100 horas para Guia de Turismo Regional ou Nacional ou 200 horas para ambos (Regional e Nacional).
Item “d”: simples.
Item “e”: caso o interessado não tenha mais o comprovante, basta ir a um Cartório Eleitoral com o Título de Eleitor e o RG e solicitar um comprovante de quitação eleitoral. Geralmente o Cartório Eleitoral faz isso de imediato e de forma gratuita.
Item “f”: se o interessado ainda não possuir a Reservista, poderá enviar cópias do CAM (Certificado de Alistamento Militar) frente e verso.
Itens “g”, “h”, “i”: dispensam comentários.
Item “j”: o interessado deverá enviar cópias de algum exame sanguíneo ou então ir até um laboratório e solicitar um exame de sangue para comprovar o Rh e fator sanguíneo. Este exame é barato, varia em torno de R$ 10,00 a R$ 20,00 (dependendo do local e da cidade).
Item “k”: o arquivo em DOC poderá ser baixado no mesmo link do item “a”.
Item “l”: dispensa comentário.

Para saber se sua documentação está tudo correta, acompanhe pelo site do Cadastur. Geralmente a inclusão leva de 1 a 3 dias úteis. Já a credencial até 30 dias.

Maiores informações:

MINISTÉRIO DO TURISMO
Rua XV de Novembro, 347 – São Paulo/SP
CEP: 01.013-001
' (11) 3105-2725 – (11) 3104-5986

Solicite sua credencial e venha
ser um GUIA TURISMANDO!

40 comentários:

  1. Olá, gostei muito da sua dica, acabo de me formar em Guia de Turismo e suas informações foram bastante úteis. Tenho um dúvida, quanto tenho que pagar para fazer esse credenciamento? Tem anuidade? Abçs

    ResponderExcluir
  2. Quanto tenho que pagar?mesma pergunta de Andcamposa

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de trabalhar como guia na região onde moro, pois conheço bem as belezas naturais. Existe algum curso de nível técnico ou até mesmo profissionalizante que me forneça uma credencial para exercer a profissão?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim exitem muitas instituições de ensino para se tornar Guia de Turismo.
      Existem curso de Guia REGIONAL e Nacional, você pode fazer um completo ou seja com os dois âmbitos ou apenas o Regional vai depender da sua escolha. É louvável que você veja a veracidade da instituição escolhida para ver ser a mesma é habilitada para lecionar o curso.
      dadas digas espero que tenha ajudado.

      Excluir
  4. Olá, sou Técnico em Turismo, formado pela saudosa Escola Técnica Federal do Ceará, exerci a profissão de Guia de Turismo por cerca de 8 anos, gostaria de voltar a fazer roteiros e acompanhar grupos pelo ceará e estados vizinhos, será que tem como eu refazer meu credenciamento? Ou fazer, já que eu era credenciado pela EMBRATUR, e não pelo Ministério do Turismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso responde sua pergunta, retirado do site da CADASTUR: SEGUE A ABAIXO...




      Efetuei meu cadastro já faz alguns anos. Não me lembro minha identificação e senha. Além disso, o e-mail cadastrado já não existe mais. Como posso ter acesso ao meu cadastro para alterar/atualizar as informações?
      Nesse caso, em que o e-mail cadastrado já não existe mais, seguir os procedimentos abaixo:
      • O usuário deve procurar o órgão delegado de turismo na UF informando, se for pessoa física (Guias de Turismo), nome, CPF e o novo e-mail; se for pessoa jurídica, CPF do representante pelo cadastro, CNPJ da empresa e novo e-mail;
      • O Técnico responsável localizará no sistema esse usuário, alterará o e-mail para o novo e comunicará ao solicitante que o e-mail foi trocado;
      • Após esse processo, o solicitante acessará novamente o sistema, clicará em “esqueci minha senha”, preencherá os campos solicitados e uma senha será encaminhada para o novo e-mail;
      No entanto, alterações no cadastro somente serão efetuadas mediante Ficha de requerimento impresso no site www.cadastur.turismo.gov.br, entregue junto com a documentação que comprove as alterações e novo Termo de responsabilidade assinado que será entregue no Órgão Oficial de Turismo em sua unidade da Federação.

      Excluir
  5. minha carteira expirou e tambem gostaria de saber o preço para poder reatar minha profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seria válido fazer um curso de reciclagem para você se ambientar novamente claro se tiver mais de 1 ano parado ou seja não esta trabalhando na área turística.

      retirado do site caho que isso pode te esclarecer: segue a baixo



      6. Qual a validade do Cadastro?
      O cadastro de guias de turismo (pessoa física) tem validade de 05 (cinco) anos. Para os demais prestadores de serviços turísticos, o cadastro tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação pelo Órgão Oficial de Turismo Delegado.

      Excluir
  6. Gostaria de renovar o meu crachá de guia de turismo categoria regional, que expirou em setembro de 2014. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o Órgão Oficial de Turismo de seu Estado para saber as regras vigentes para o seu caso. No próprio site da CADASTUR na parte superior do lado direiro tem a opção para que você faça a pesquisa para entrara em contato com o Ministério do Turismo do Seu Estado.

      Excluir
  7. QUAL O PRZO OFICIAL DE ENTREGA DO CRACHÁ APÓS A HOMOLOGAÇÃO DO MINISTÉRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vai depender do estado, em até 1 mês geralmente fica pronto, visto que todas as documentações foram enviadas corretamente.

      Excluir
  8. Onde consigo tirar a guia de anuidade.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de trabalhar como guia na região onde moro. Existe algum curso de nível técnico ou até mesmo profissionalizante que me forneça uma credencial para exercer a profissão?
    contato-> smfaturas@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. SOU EXTRANGEIRO,FORMEI EM TURISMO E ESTOU FAZENDO CURSO DE GUIA.GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA OS DOCUMENTOS E QTO CUSTA PARA FAZER ESSE CREDENCIAMENTO? jhimo82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou Guia de turismo Regional de santa Catarina.Acabei de me formar.Onde devo me cadastrar e quanto tenho que pagar. Moro em Florianópolis.SC.
    meu email mauriliacampos1@gmail.com
    tel. 048 991797129

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur
      aqui você pode se cadastrar e tirar outras possíveis dúvidas.

      Excluir
  12. No caso estou formando minha pos em meio ambiente. sera que consigo o credenciamento ? ou os órgãos aceitariam somente formação tecnica ou superior em turismo? pois ja desenvolvo a atividade.

    ResponderExcluir
  13. Como fazer o cadastro para carteira de guia.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde . Fiz o curso de Guia em 2004 no senac. Sera que ainda consigo me dastrar ou tenho que fazer curso novamente?

    ResponderExcluir
  15. Tenho a formação de Turismólogo posso me cadastrar no cadastur e trabalhar como guia de turismo?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    Ano que vem estarei concluindo o curso superior em Gestão em Turismo. Trabalhei como guia local na minha comunidade. Pretendo fazer meu cadastur ano que vem. Como turismólogo, posso ter meu cadastur e trabalhar como guia ?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá boa noite!
    Eu não consigo fazer o cadastro online, pelo fato da lei ter mudado dia 1/3/2018. E sendo assim o ifrj campus Resende ainda não me entregou o certificado, e a cadastur me informou que so posso fazer o cadastro com tal, gostaria de saber se alguém pode me esclarecer, se realmente com a declaração é inpossimpo fazer tal procedimento online. GratidaG

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, me formei em turismo (bacharel) em 2013, posso tirar minha carteirinha tb?

    ResponderExcluir
  20. Olá,sou guia de turismo regional ceara desde de 1995, gostaria de saber quais os documentos necessários para a renovação da minha credencial de guia, pois o prazo de validade será em outubro de 2018. Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  21. Sou guia formada pela antiga EMBRATUR. Como faço para Renovar .ioga carreira de guia agora

    ResponderExcluir
  22. Como faço para fazer a renovação da carteira de guia (crachá)??
    Qual site solicito a renovação

    ResponderExcluir
  23. Formei em turismo e hotelaria Pitágoras Montes claros posso tirar minha cartinha de guia 031985772676

    ResponderExcluir
  24. César Felipe
    De igarassu pe
    . A minha carteira quando eu dei entrada foi pela embratur queria saber se o recadastramento é pela embratur novamente já que tem um cadastro no arquivo da instituição

    ResponderExcluir
  25. Olá, bem interessante seu POST! Gostaria de saber se vc indica algum curso na modalidade EAD, que me dê o certificado e após, eu possa dar entrada no cadastur...

    ResponderExcluir
  26. Como faço agora pra pedir a credencial

    ResponderExcluir
  27. Olá meu é Miguel de Arruda prado eu me cursei o curso técnico em guia de turismo em 2017 pelo Senac EaD de Cuiabá mato grosso em parceria com RS como agora não tem mas um polo aqui no mato grosso e eu ainda não peguei a minha credencial eu gostaria de me informar se já estou cadastrado pelo cadastur eu quero trabalhar como guia de turismo e preciso da minha credencial tá um pouco difícil pra mim porque sou da aqui do mato grosso e o Senac que deu o curso agora só em RS por favor me orienta oque devo fazer

    ResponderExcluir
  28. maria.apalvesigp@gmail.com
    li tudo sobre o cadastro, gostei muito das informações.
    O meu nome é MARIA APARECIDA Alves teno61anos e estou no segundo módulo do técnico de TURISMO receptivo e pretendo ser um guia nacional e regional no Vale do Ribeira ,SP Iguape litoral Sul de SP como devo faser.
    porque ja tenho 61 anos.
    espero resposta. Aluna da ETC de Iguape.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  29. bom dia, vc teria m um modelo de contrato de prestação de serviços para guia turistico?
    se possível enviar no email roverojr@hotmail.com.
    grato

    ResponderExcluir
  30. Preciso renovar minha carteirinha de guia, como proceder?

    ResponderExcluir