terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COMO SOLICITAR A CREDENCIAL DE GUIA DE TURISMO

COMO SOLICITAR A CREDENCIAL DE
GUIA DE TURISMO
Veja passo a passo de como proceder para solicitar a
credencial junto ao Ministério do Turismo (MTur)

Tendo em vista o grande número de pessoas que se formaram no final de 2010 nos cursos técnicos em turismo com habilitação em Guia de Turismo e o grande números de e-mails que tenho recebido destes ex-alunos me perguntando como solicitar a credencial de Guia de Turismo no MTur, resolvi criar este post para auxiliá-los. Vamos lá então...
Inicialmente os interessados devem entrar no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br). Este site é o responsável pelo cadastro e arquivo dos profissionais do turismo e dos equipamentos turísticos. Nele o interessado deverá clicar em “novo usuário” (logo abaixo do campo usuário e senha).
Em seguida uma nova tela irá se abrir. Nela o interessado deverá fazer o cadastro no site. Então, escolha a opção “Guia/Bacharel” e passe para o próximo campo. Escreva seu nome completo, o login (usuário), um e-mail (que você use com frequência pois caso seja necessário resgatar um novo acesso, o sistema enviará a nova senha neste e-mail) e o CPF. Note que para que o cadastro seja válido, o interessado deverá enviar os documentos necessários em até 30 dias. Caso não seja enviado, o cadastro será cancelado e o interessado deverá realizar um novo cadastro.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O CADASTRO

Segue abaixo a lista dos documentos que deverão ser enviados para a solicitação da credencial.
Seja cauteloso, caso falte algum documento, seu processo ficará parado por muito tempo, isto é, geralmente até o interessado estranhar a demora e ligar no Órgão Delegado questionando o prazo.

a)       Ficha de Cadastro eletrônica ou impressa devidamente preenchida e assinada;
b)       01 (uma) Foto tamanho 3x4 recente (plano de fundo e roupa contrastando com a cor da pele);
c)       cópia (autenticada) do Certificado de Formação Profissional de Guia de Turismo;
d)       cópia (autenticada) do Certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente;
e)       cópia (autenticada) do Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
f)        cópia (autenticada) da Carteira de Reservista, caso requerente do sexo masculino menor de 45 anos;
g)       cópia do comprovante de residência;
h)       cópia (autenticada) do CPF;
i)         cópia (autenticada) do RG;
j)         comprovante do Tipo Sanguíneo e fator RH;
k)       Termo de Responsabilidade emitido pelo sistema, devidamente assinado;
l)         cópia (autenticada) de Diploma de Curso de Idioma, ou comprovante de Exame de Proficiência ou Atestado de Fluência, em pelo menos uma língua estrangeira para os que pretendam o cadastramento na categoria de Guia de Turismo Excursão Internacional, fornecidos por Instituição de Ensino reconhecida pela autoridade competente. O mesmo é exigido para os que pretendam incluir idioma em qualquer categoria de Guia de Turismo.

OBS: No caso de encaminhar via Correio, todos os documentos devem ser autenticados em cartório. Se entregue pessoalmente no Órgão Oficial de Turismo Delegado na UF, a autenticação dos itens a, b, c, d, e, f, g, h, i, poderá ser feita pelo recebedor após conferência dos documentos originais.

Pode parecer repetitivo, mas vou salientar novamente: não esqueça de nenhum documento.

Item “a”: ficha de cadastro, ela está disponível para download no link http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/ComoCadastrar.mtur .
Item “b”: lembre-se que a credencial deverá ser usada na altura do peito (em local visível), portanto a chance das pessoas olharem para a sua foto é grande, por isso, mande uma foto boa!
Item “c”: o certificado deverá ser em papel timbrado, colorido, carimbado e assinado pela direção da escola, onde deverão constar os dados do aluno concluinte e informando que o mesmo cursou o curso técnico em turismo bem como as viagens técnicas. É importante colocar o total do número de horas (das viagens, que deverão ser: no mínimo 100 horas para Guia de Turismo Regional ou Nacional ou 200 horas para ambos (Regional e Nacional).
Item “d”: simples.
Item “e”: caso o interessado não tenha mais o comprovante, basta ir a um Cartório Eleitoral com o Título de Eleitor e o RG e solicitar um comprovante de quitação eleitoral. Geralmente o Cartório Eleitoral faz isso de imediato e de forma gratuita.
Item “f”: se o interessado ainda não possuir a Reservista, poderá enviar cópias do CAM (Certificado de Alistamento Militar) frente e verso.
Itens “g”, “h”, “i”: dispensam comentários.
Item “j”: o interessado deverá enviar cópias de algum exame sanguíneo ou então ir até um laboratório e solicitar um exame de sangue para comprovar o Rh e fator sanguíneo. Este exame é barato, varia em torno de R$ 10,00 a R$ 20,00 (dependendo do local e da cidade).
Item “k”: o arquivo em DOC poderá ser baixado no mesmo link do item “a”.
Item “l”: dispensa comentário.

Para saber se sua documentação está tudo correta, acompanhe pelo site do Cadastur. Geralmente a inclusão leva de 1 a 3 dias úteis. Já a credencial até 30 dias.

Maiores informações:

MINISTÉRIO DO TURISMO
Rua XV de Novembro, 347 – São Paulo/SP
CEP: 01.013-001
' (11) 3105-2725 – (11) 3104-5986

Solicite sua credencial e venha
ser um GUIA TURISMANDO!

3 comentários:

  1. Olá, gostei muito da sua dica, acabo de me formar em Guia de Turismo e suas informações foram bastante úteis. Tenho um dúvida, quanto tenho que pagar para fazer esse credenciamento? Tem anuidade? Abçs

    ResponderExcluir
  2. Quanto tenho que pagar?mesma pergunta de Andcamposa

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de trabalhar como guia na região onde moro, pois conheço bem as belezas naturais. Existe algum curso de nível técnico ou até mesmo profissionalizante que me forneça uma credencial para exercer a profissão?
    Obrigado.

    ResponderExcluir