terça-feira, 24 de maio de 2011

SUA OPINIÃO: COMISSÃO


SUA OPINIÃO: COMISSÃO

       O objetivo deste post é polemizar (ainda mais) o tema comissões que os comerciantes oferecem aos Guias de Turismo sobre o que o grupo consome no estabelecimento.
       Segundo o Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) o recebimento de comissões pelos Guias de Turismo não é lícito. Quanto a este tema, o site governamental esclareque que:

Sobre o recebimento de comissão (ões) por guias de turismo durante a execução de suas atividades, informamos que esta prática não é autorizada por qualquer norma legal ou instituição pública no Brasil. No caso do guia de turismo ser contratado por uma agência/operadora de turismo, é possível prever em contrato o recebimento de valores que compensem o trabalho do guia. Portanto, frisamos que a prática de recebimento de comissão para levar turistas a estabelecimentos comerciais não é permitida.
      
Sei que muitos Guias de Turismo discordam, e você, qual é a sua opinião?


VIAGENS TÉCNICAS: Cade o Guia de Turismo?


VIAGENS TÉCNICAS:
Cade o Guia de Turismo?

       Em minhas "andanças" tenho percebido que algumas escolas técnicas não estão fazendo o uso correto dos Guias de Turismo. O Guia de Turismo deve acompanhar o grupo desde o início das atividades, isto é, deve estar presente no local com no mínimo uma hora de antecedência para realizar as verificações do veículo (documentações, avarias no veículo, verificação dos pneus, aparelhagem interna, condições de limpeza, etc), bem como para iniciar as instruções de como proceder nestes casos ou ainda para avaliar o aluno que estiver desempenhando estas funções.
       As viagens não começam com a chegada ao destino, mas sim muito antes disso. A contratação de apenas um Guia de Turismo LOCAL não atende de forma satisfatória a legislação nem as regras das Instituições. Se a contratação do Guia de Turismo se der exclusivamente na localidade, quem irá orientar e avaliar os alunos nos procedimentos de:
   - verificação do veículo;
   - procedimentos de embarque;
   - speach inicial;
   - serviço de bordo;
   - orientações gerais.

       Portanto as escolas devem solicitar a presença de um profissional desde a saída da viagem técnica; não basta o Guia de Turismo apenas na localidade.
       Vale lembrar ainda que em muitas escolas, os professores que ministram a disciplina de Técnica Profissional não são Guias de Turismo, por vezes são turismólogos, portanto, não estão habilitados nem possuem conhecimento prático sobre a profissão do Guia de Turismo.
       Se você é aluno, exija o Guia de Turismo desde a saída da escola (aproveite aprender enquanto está na escola). Se você é professor ou funcionário de escolas técnicas (que possuem o curso de turismo), também exija o Guia de Turismo desde a saída; é muito mais qualidade na viagem e prepara melhor o aluno que será inserido no mercado de trabalho.
        Lembre-se: apenas os melhores serão absorvidos pelo mercado. Então, seja sempre o melhor e boa sorte!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOB NOVA DIREÇÃO...

SOB NOVA DIREÇÃO
Desde março de 2011 a Delegacia Regional de
Campinas do SINDEGTUR/SP está com novos Delegados

Desde o mês de março de 2011 a Delegacia Bem Viver, Regional de Campinas/SP do SINDEGTUR/SP está sob o comando dos Guias de Turismo Luis Negri (diretor presidente) e de Guilherme Guarnieri (diretor vice-presidente).
Esta Delegacia é responsável pelos Guias de Turismo das regiões de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e Itapetininga. A função da Delegacia é de representar os Guias de Turismo nas regiões abrangidas.
Segundo os diretores, muitas mudanças acontecerão nesta região, seguindo o que a presidência do SINDEGTUR/SP já vem fazendo no Estado de São Paulo. Em breve serão anunciados o calendário de cursos para o segundo semestre de 2011. Os diretores garantem que aos Guias de Turismo sindicalizados a maioria dos cursos serão oferecidos de forma gratuita e que caso tenha algum custo, será somente do material pessoal.
Além dos cursos de formação e complementação aos Guias de Turismo, a Delegacia Regional de Campinas tem feito constantemente nas rodovias da região fiscalizações juntamente com a Polícia Militar Rodoviária para coibir o exercício ilegal da profissão.
O diretor vice-presidente acrescenta que na cidade de Itu e Salto, a Delegacia já efetuou uma visita as empresas de transporte turístico em busca de parcerias para que estas indiquem Guias de Turismo para as pessoas logo que elas forem efetuar o fretamento e informando-as sobre a existência da lei que regulamenta a profissão do Guia de Turismo, bem como quais são as consequências para o condutor ilegal. Em breve estes contatos seguirão para outras cidades.
Não fique de fora, sindicaliza-se e venha fazer parte de nossa luta (minha, sua e de todos os Guias de Turismo).

Maiores informações:

DELEGACIA REGIONAL DE CAMPINAS/SP DO SINDEGTUR/SP
; www.sindegtursp.com.br
; contatocampinas@sindegtursp.com.br
' (19) 3044-4712 – (11) 9333-1014

Apóie quem os apóia, sindicalize-se
e venha ser um GUIA TURISMANDO!