terça-feira, 24 de maio de 2011

VIAGENS TÉCNICAS: Cade o Guia de Turismo?


VIAGENS TÉCNICAS:
Cade o Guia de Turismo?

       Em minhas "andanças" tenho percebido que algumas escolas técnicas não estão fazendo o uso correto dos Guias de Turismo. O Guia de Turismo deve acompanhar o grupo desde o início das atividades, isto é, deve estar presente no local com no mínimo uma hora de antecedência para realizar as verificações do veículo (documentações, avarias no veículo, verificação dos pneus, aparelhagem interna, condições de limpeza, etc), bem como para iniciar as instruções de como proceder nestes casos ou ainda para avaliar o aluno que estiver desempenhando estas funções.
       As viagens não começam com a chegada ao destino, mas sim muito antes disso. A contratação de apenas um Guia de Turismo LOCAL não atende de forma satisfatória a legislação nem as regras das Instituições. Se a contratação do Guia de Turismo se der exclusivamente na localidade, quem irá orientar e avaliar os alunos nos procedimentos de:
   - verificação do veículo;
   - procedimentos de embarque;
   - speach inicial;
   - serviço de bordo;
   - orientações gerais.

       Portanto as escolas devem solicitar a presença de um profissional desde a saída da viagem técnica; não basta o Guia de Turismo apenas na localidade.
       Vale lembrar ainda que em muitas escolas, os professores que ministram a disciplina de Técnica Profissional não são Guias de Turismo, por vezes são turismólogos, portanto, não estão habilitados nem possuem conhecimento prático sobre a profissão do Guia de Turismo.
       Se você é aluno, exija o Guia de Turismo desde a saída da escola (aproveite aprender enquanto está na escola). Se você é professor ou funcionário de escolas técnicas (que possuem o curso de turismo), também exija o Guia de Turismo desde a saída; é muito mais qualidade na viagem e prepara melhor o aluno que será inserido no mercado de trabalho.
        Lembre-se: apenas os melhores serão absorvidos pelo mercado. Então, seja sempre o melhor e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário